Desde março de 2023 a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu o fornecimento da vacina da catapora para avaliar a nova composição do imunizante. Após a análise, a vacina foi liberada em junho deste mesmo ano. O MINISTÉRIO DA SAÚDE explica que essa interrupção provocou o desabastecimento deste imunizante nos postos de saúde em todo Brasil.
Sem a vacina contra a catapora para imunizar as crianças, os especialistas ALERTAM para um possível aumento de casos neste ano e principalmente neste inverno, estação propícia para a disseminação da doença!
A doença é extremamente contagiosa e apresenta um período de incubação longo de 4 a 16 dias.
A transmissão se inicia 2 dias antes do surgimento das vesículas e permanece até que todas as lesões sequem e se tornem crostas.
A vacinação contra a catapora é prevista no PNI (Plano Nacional de Imunização) através de 2 doses: uma com 15 meses de idade e a segunda com 4 anos.
Contudo, até janeiro de 2018, o PNI contava apenas com a 1 dose da vacina contra a catapora. Apenas a partir de fevereiro de 2018, a 2ª dose foi incluída. Desta forma, as crianças nascidas antes de 2014 provavelmente receberam apenas 1 dose deste imunizante e podem estar susceptíveis à CATAPORA caso o número de casos aumente.
Em tempos de falta da vacina contra a catapora, é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos principais sinais e sintomas da doença para iniciar precocemente os cuidados necessários e principalmente evitar a transmissão da doença. A criança com catapora deve ficar isolada de 7 a 10 dias, ou até que as lesões fiquem bem secas.
Coloque o quanto antes sua vacinação contra a catapora em dia!
Na falta de vacina na rede pública, a PROSPERITÁ – Clínica de Vacinas disponibiliza este imunizante para sua segurança.
Agende o seu horário e venha nos conhecer!
Av. Doze de Outubro nº 297, Vila Assunção - Santo André – SP
Tel.: (11) 2534-2938
WhatsApp: (11) 93360-4880
Comments